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Sem bagunça: dicas para organizar documentos

31/01/2017

Pior que perder algo importante, é perdê-lo dentro de casa. Ninguém gosta de ficar revirando cada cantinho em busca de um relatório perdido ou de uma conta. Por isso, aproveite o início do ano para colocar toda a papelada em ordem para o resto de 2017, que tal?

Não precisa achar que é dor de cabeça: organizar os documentos é algo bem simples e só precisa de algumas horinhas do seu dia. A primeira coisa a fazer é reunir todos os papéis espalhados, colocar tudo em cima da mesa e ir se desfazendo do que já não precisa mais. Para isso, você pode fazer três pilhas diferentes:

- Documentos que precisam ser guardados e arquivados;
- Documentos que você deve entregar para alguém;
- Documentos que podem ser descartados.

Se você tem dó de se desfazer de alguns papéis, dê uma olhada no tempo que você precisa mantê-los guardados com você:

1 ano
♦ Contratos de seguro
♦ Canhotos do cartão de crédito
♦ Extratos bancários e dos cartões de crédito

5 anos
♦ Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF)
♦ Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)
♦ Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
♦ Comprovantes de pagamento de contas de água, luz, telefone e outros serviços essenciais
♦ Comprovantes de pagamento de aluguel
♦ Comprovantes de pagamento de cartões de crédito
♦ Comprovante de pagamento de mensalidades escolares
♦ Comprovante de pagamento de cursos livres

10 anos
♦ Declarações de quitação do pagamento de condomínio
Para sempre
♦ Documentos pessoais
♦ Certidões
♦ Passaportes
♦ Escrituras
♦ Carnês do INSS
♦ Holerites
♦ Testamento

Entendido? Nada de guardar documentos desnecessários – eles vão só ocupar espaço. Depois de fazer isso, é hora de botar em ordem o que ficou! Comece separando por categorias: finanças, seguros, impostos, relatórios, coisas do trabalho, documentos da faculdade.

Fonte: Blog Italínea

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